Floresça suas ideias!

E tire suas dúvidas:

O que é psicologia?

A psicologia é o estudo científico do comportamento humano e dos processos mentais relacionados, incluindo pensamentos, emoções e padrões de comportamento.

O que é NeuroPsicologia?

A NeuroPsicologia é a junção entre a Psicologia e a Neuro Ciência que estuda as relações entre o cérebro, considerando suas funções executivas/ cognitivas e o comportamento humano. 

Quais são os transtornos mentais mais comuns?

Os transtornos de saúde mental mais comuns, segundo o último relatório de Sáude Global da OMS - Organização Mundial da Saúde, 2022 - são transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtornos alimentares, por ordem de incidência.

O que é terapia cognitivo-comportamental?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapeutica com eficácia cientificamente comprovada, desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck e que se concentra na mudança de padrões negativos e/ou mal adaptativos de pensamentos e comportamentos com a finalidade de melhorar a saúde mental e o bem-estar.

Qual a diferença entre um Psicólogo(a) e um Psiquiatra?

Os Psicólogos(as) têm formação na ciência da Psicologia e se concentram em fornecer consciência, entendimento e organização ao momento de vida ou patologia apresentada pelo indíviduo que busca a psicoterapia. Já os Psiquiatras são formados na ciência da  Medicina e detém Registro de Especialidade em Psiquiatria, auxiliando o diagnóstico e alívio de sintomas fisilógicos derivados de patologias mentais. Ambos são importantes para o tratamento de Doenças Psicológicas, e não necessáriamente dependem um do outro. Há pessoas que acompanham com o Psicólogo(a) e/ou Psiquiatra. 

Todo mundo que faz terapia toma remédio? 

Não. O uso de medicações que auxiliem o processo psicoterapêutico pode acontecer mas não é regra. A medicação pode ser indicada à depender da necessidade, tipo de patologia, grau e principalmente, impacto siginificativo na qualidade de vida do paciente.

Quando saber a hora de buscar ajuda?

Não há a necessidade de esperar essa hora chegar. É comum buscar ajuda quando já há um prejuízo na qualidade de vida. Fazer Psicoterapia pode agregar altos níveis de auto-conhecimento, informação sobre emoções, pensamentos e comportamentos, além de apoio em dias ou momentos difíceis. 

Quanto tempo dura o tratamento com o Psicólogo(a)? 

O diagnóstico ou Hipótese Diagnóstica na Criativo Psicologia, leva cerca de 10 sessões. Esse é um tempo que consideramos adequado para uma boa coleta de informações do momento de vida do paciente. Posterior ao Diagnóstico ou HD, o tempo de tratamento é definido junto ao Psicoterapeuta, variando de caso para caso e considerando a patologia e o grau de acomentimento. Geralmente, miníno de 6 meses em períodicidade semanal ou 30 sessões em periodicidade quinzenal. 

É possível fazer mais de uma sessão por semana?

Sim. Neste caso é importante informar o Psicoterapeuta sobre esta necessidade. Assim o Plano de Tratamento pode ser adequado a esse espaço de tempo.

O Psicólogo(a) dá alta? 

Sim. Assim como em qualquer outro tratamento a alta é um momento necessário e importante. Para o Psicólogo(a) é um bom momento para avaliar a organização indivídual de seu paciente. Já para o paciente, é o momento de por em prática toda a aprendizagem agregada ao longo do tratamento e cristalizar a segurança adiquirida ao longo da psicoterapia. 

 

Não teve sua dúvida respondida?

Tá tudo bem! Respondemos ela diretamente para você!

Abaixo há uma opção para enviar sua pergunta para a gente. Em sua próxima visita ao nosso site, ela poderá estar em nossa sessão de dúvidas, mediante a sua autorização.

Toda pergunta é válida! A sua dúvida, pode ser a dúvida de muitas pessoas e compartilhar informações relevantes é um dos valores da Criativo Psicologia!

Escreve pra gente